Periféricos de Saída

Periféricos de Saída:


Impressora -São indispensáveis sempre que se pretende passar para o papel o resultado de um trabalho que se fez no computador. Normalmente a impressora liga-se ao computador através de uma porta paralela.
Existem impressoras de muitos tipos; actualmente, os principais tipos são os seguintes:


Impressoras laser:

- Funcionam com base na tecnologia laser. São as mais rápidas e as que proporcionam a melhor qualidade de impressão, mas em contrapartida, são as mais dispendiosas, quer no seu preço, quer na manutenção e nos consumíveis que utilizam.



Impressoras de agulhas:

- Funcionam através de uma cabeça que contém um conjunto de agulhas (9,16, 24.., conforme a qualidade da impressora), são essas agulhas que imprimem pontos contra o papel, através de uma fita impregnada de tinta. Comparativamente com as impressoras a jacto de tinta e laser, são as mais lentas e barulhentas, com baixa qualidade de impressão, mas têm a vantagem de conseguirem os mais baixos custos por folha impressa.



Impressoras de jactos de tinta:

- Funcionam com base num dispositivo que projecta jactos de tinta contra a folha de papel. Podem se a preto e branco ou a cores. São bastante silenciosas e medianamente rápidas. Em geral são mais baratas que as impressoras laser. A qualidade da impressão é melhor que as das impressoras de agulhas, mas inferior às impressoras laser.



Monitor:

- Os monitores dos computadores evoluíram desde os monocromáticos de baixa resolução até ao actual padrão Super VGA, que possui um resolução igual ou superior a 1024 por 768 pixels (pontos no monitor) e uma gama potencial de cores que pode ir até vários milhões.

A formação das imagens no monitor de um computador começa a ser codificada em sinais digitais (bits – zeros e uns), ao nível do processador e da RAM, antes de passar para uma placa específica – a placa gráfica – que se liga à placa mãe através de um dos seus slots de expansão. É nesta placa que se encontra o conector ao qual se liga o cabo do monitor. Da placa gráfica, a imagem passa então para o monitor, onde é projectada.

Uma importante característica de um monitor é a sua dimensão. Os monitores mais difundidos têm 14’’, 15’’ ou 17’’ (medida na diagonal, em polegadas).